Sunday, June 05, 2005

Dia monótono e nostálgico...

Bem... sobre o que poderia escrever hoje, num dia tão normal e comum??? Ou melhor, num dia tão... monótono como um domingo??? É realmente difícil... Aliás, os dias de domingo, são, pra mim, um verdadeiro martírio. Não sei é pq ainda não trabalho (não um trabalho convencional, que tenho que ficar no trabalho por, pelo menos oito horas seguidas, todos os dias da semana), ou se porque os domingos são dias realmente chatos... ainda mais quando não se tem dinheiro e família... ficar longe dos pais é difícil... ou será que sou só eu quem acha isso???
Mas falando nisso, hoje fui com dois amigos a uma já tradicional festa da colônia japonesa daqui da cidade, o sushi fest. Apesar do pouco tempo que ficamos lá foi bom; comemos um yakissoba (não tão bom quanto o da minha avó ou da minha mãe, mas já matou a vontade), doces típicos e andamos, andamos e andamos... vimos apresentações do grupo de jovens (ou seinen, como é chamado na colônia) de taikô (são como tambores, com um som abafado) ... bateu uma nostalgia dos tempos em que a colônia japonesa da minha cidade fazia umas festas assim...
Aliás, a colônia japonesa da minha cidade meio que morreu... os jovens estão indo pro Japão, se casando ou fazendo faculdade, trabalhando (eu meio que me incluo nesta lista) e os velhos estão desanimando, ou estão com problemas de saúde, ou morrendo, mesmo... Isso é chato... eu gostava tanto daquelas festas em que a gente se reunia e fazia bagunça, conversava, comia, trabalhava junto... Sem falar dos undokais (gincanas que incluía várias provas, desde atletismo até caçar balas com a boca em vasilhas com farinha...), que era o evento mais esperado por nós quando éramos crianças... Eram dias de mobilização pra organizar tudo, desde decoração, organização das provas, comida, o campo... tudo. E o que dizer das nossas participações em karaokês no Vale do Paraíba? Eu, diferente das minhas irmãs, tremia igual vara verde de vergonha, mas percebi, só depois de muito tempo, que adorava cantar. Era simplesmeste maravilhoso!!! Mas, infelizmente, parece que a cultura oriental se perdeu um pouco por lá.
Se bem que minha família nunca foi tradicionalista ao extremo. Prova é que nem eu, nem minhas irmãs ou amiga sabemos falar ou escrever o japonês fluentemente. Algumas palavrinhas básicas e cotidianas conhecemos e falamos, mas o resto... é resto... Gostaria de saber um pouco mais da cultura e dos valores do Japão, mas a falta de tempo acabou se tornando uma desculpa freqüente e não muito convincente... mas td bem... um dia eu tomo vergonha na cara e começo a estudar japonês.
Eram pequenas coisas que faziam parte do nosso cotidiano que se perderam no tempo... e só olhando pra trás é que nos damos conta de como elas foram importantes para a construção de um tempo que foi muito feliz e (por que não dizer?) da minha personalidade. Mas já passou... Se bem que, nunca é tarde pra recomeçar, ainda mais quando se tratam de coisas boas, não é?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home